Pesquisar este blog

Banco de Leite Humano


10 PASSOS PARA SE TORNAR 
DOADORA DE LEITE HUMANO

Passo 1 - Para se tornar doadora, a nutriz deverá:
  • Estar amamentando exclusivamente e dispor a doar o leite que estiver sobrando.
  • Ser saudável
  • Não fazer uso de medicamentos/drogas
  • Não fumar mais que 10 cigarros/dia
  • Não fazer uso de álcool mais que 2 doses/dia
Passo 2 - Entrar em contato com o Banco de Leite Humano (BLH) mais próximo de sua residência para receber instruções para a doação e armazenamento.


Passo 3 - Preparar um frasco de vidro de boca larga e com tampa plástica resistente ( pode ser de café solúvel ou de maionese) para coletar o leite ordenhado.

Passo 4 - Retirar o rótulo e o papelão que fica sob a tampa e lavar cuidadosamente com água e sabão. Ferver por 15 minutos após o início da ebulição. Deixar o frasco secar naturalmente com a boca voltada para um tecido limpo.

Passo 5 - Antes da ordenha a Dadora deverá:
  1.  Prender e cobrir o cabelo com touca de banho ou lenço de cabeça.
  2. Usar uma máscara ou uma fralda de pano sobre a boca e o nariz, para que o leite humano ordenhado não seja contaminado com gotículas de saliva.
Passo 6 - A doadora deve retirar anéis e pulseiras.
                Lavar as mãos e antebraços com água e sabão, as unhas devem estar limpas e de         preferência curtas.

Passo 7 - Iniciar com a massagem na mama, da aréola ( área marrom) para o resto da mama.

Passo 8 - Como fazer a ordenha manual:
  • Colocar o dedo polegar no limite superior da aréola e o indicador no limite inferior ( em forma de pinça), pressionando para dentro. Em seguida, pressione ritmicamente as mamas.
  • Desprezar os primeiros 5 jatos antes de iniciar a coleta do leite no frasco.
  • Após a coleta, fechar o frasco, anotar em uma etiqueta o nome da doadora e a data da 1ª ordenha, data do nascimento do bebê e colocar no freezer ou congelador imediatamente.
Passo 9 - Para as próximas coletas, ferver copos com os mesmos procedimentos utilizados no vidro e deixar em um pote limpo e fechado;
                Coletar o leite no copo esterilizado. Ao final da coleta , acrescenta este leite ao frasco com o leite já congelado e levá-lo imediatamente ao congelador ou freezer evitando o degelo.

Passo 10 - Encher este frasco até faltarem 2 dedos para completar;
                  O leite deverá ser conservado congelado por no máximo 15 dias, e deve ser encaminhado para o Banco de Leite Humano no prazo máximo de 10 dias para a pasteurização e controle.