Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de julho de 2011



Doação de Leite Humano - Nossa campanha continua!

Secretaria de Estado da Saúde faz alerta e pede doação de leite materno
07/07/2011 07:41 - RÁDIO BAND VALE FM - SJC  - Duração: 01:31
A Secretaria de Estado da Saúde faz um aleta e pede a ajuda das mulheres paulistas que estejam amamentando para que façam doações de leite materno neste mês de julho. As baixas temperaturas e principalmente o período de férias fazem com que haja queda de até 50% nos bancos de leite neste período. A coordenadora do centro de referência em banco de leite, no Estado, Andréia Spínola Fernandes explica como e onde é feita a doação.
clique aqui e ouça a reportagem

Entrevista com o diretor da Maternidade Estadual Leonor Mendes de Barros sobre a doação de leite materno



04/07/2011 16:46 - RÁDIO JOVEM PAN AM - SP - Jornal Jovem Pan 1º Edição  - Duração: 06:33
O diretor da Maternidade Estadual Leonor Mendes de Barros, Corintio Mariano Neto, conversa com a âncora para falar sobre as doações de leite materno no estado. A Secretaria de Estado da Saúde está convocando as mulheres que estejam amamentando para doar leite e garantir os estoques. De acordo com o doutor, neste época do ano, que coincide com as férias escolares e o frio, há uma redução nos estoques. Corintio revela a atual situação de estoque da maternidade e a importância das doações para as crianças. Ele explica, também, a proteção que as crianças terão com o leite e as mães aptas a realizar a doação.
clique aqui e ouça a reportagem


Secretaria Estadual de Saúde promove campanha de doação de leite materno


04/07/2011 17:14 - BANDNEWS - FM - BandNews  - Duração: 02:10
A Secretaria de Estado da Saúde está promovendo uma campanha de doação de leite materno para evitar a queda nos estoques dos bancos de São Paulo. Neste período, as doações caem até 50%. O diretor da Maternidade Leonor Mendes de Barros, Coríntio Mariani Neto, explica que a doação pode ser feita por quase qualquer mulher que esteja amamentando, desde que ela esteja saudável, esteja amamentando e tenha leite em excesso.

clique aqui e ouça a reportagem

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Saúde mobiliza mães para doar leite no período das férias


Saúde mobiliza mães para doar
leite no período das férias

Estoque nos bancos chega a cair até 50% nesta época do ano

A Secretaria de Estado da Saúde pede a mobilização de mulheres de todo o Estado de São Paulo que estejam amamentando, para que façam a doação de leite materno neste mês de julho.
As baixas temperaturas e, principalmente, o período de férias fazem com que haja queda de até 50% no volume de leite dos bancos, que é usado para alimentar os bebês prematuros ou doentes, que estão internados e necessitam ganhar peso.
Mulheres de qualquer idade, que tenham bebês sendo alimentados exclusivamente com leite materno e que, ainda assim, tenham sobra do alimento, podem ser voluntárias e ajudar outros bebês. As únicas exigências são de que as doadoras não estejam consumindo medicação, drogas ilícitas ou mais de dez cigarros por dia.
A secretaria destaca que, comprovadamente, as mulheres que amamentam e doam o leite evitam o empedramento das mamas e têm  recuperação da forma física de forma mais rápida.
Na maternidade estadual Leonor Mendes de Barros da capital, por exemplo, haverá campanha interna junto às mães neste mês de julho para tentar suprir a necessidade de leite do berçário.
“Nossos bebês [internados na maternidade] são prematuros  e precisam de leite para o ganho de peso e todos os nutrientes para o desenvolvimento futuro. O leite materno é completo, fornece todos os nutrientes necessários. Ele é apropriado ao bebê e funciona como uma espécie de vacina, por isso pode ser considerado insubstituível”, disse Corintio Mariani Neto, diretor da unidade.
As mulheres que puderem colaborar podem entrar em contato com os bancos de leite mais próximos de suas residências  para pedir orientação sobre a forma correta de coleta e armazenamento.  A lista completa está disponível no portal www.redeblh.fiocruz.br


Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Assessoria de Imprensa

Informações: 

Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros
Banco de Leite Humano 

Av. Celso Garcia 2477 - Belenzinho - São Paulo/SP
Fones: 2292- 4188 - ramais 240/ 256 ou 2692- 4068
 e-mail: blhleonor@ig.com

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Vídeo postado no Youtube pelo Blog Saúde em Ação da SES sobre o evento realizado em 17/02/2011 no Hospital Leonor

http://www.youtube.com/watch?v=ie3cjQ47lWQ&feature=player_embedded#t=6s

ADIADO PARA AGOSTO O CURSO PARA DISSEMINADORES EXTERNOS DO INSS

Informamos que a data do CURSO PARA DISSEMINADORES EXTERNOS DO INSS foi alterada para 22 e 23 de agosto de 2011 . Maiores informações fone: 2694-4987.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Novo espaço para administração do PALIVIZUMABE

O Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros – HMLMB, conta com um novo espaço para administração do PALIVIZUMABE (medicação indicada para prevenção do vírus sincicial respiratório em prematuros e recém-nascidos considerados de alto risco, segundo protocolo da SES),


A medicação previne principalmente os recém-nascidos broncodisplásicos e cardiopatas, que evoluem de forma mais grave quando acometidos pelo vírus sincicial, que afeta o sistema respiratório e dependendo da gravidade pode deixar sequelas ou até mesmo evoluir para o óbito.

Além do CRIE - Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, o HMLMB é o único Hospital Público Estadual que disponibiliza o anticorpo e funcionará como referência para a Zona Leste de São Paulo e município de Guarulhos.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Hospital Leonor participa de mais uma Campanha de Medula Óssea

Saúde mobiliza 10 mil universitários em campanha para doação de medula

Cadastramento de doadores, também aberto à população, será promovido por hospital estadual na Unicid a partir desta 3ª

O Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, irá mobilizar a partir desta terça-feira, 3 de maio, cerca de 10 mil universitários em uma campanha para doação de medula óssea. O cadastramento de doadores acontecerá na Universidade da Cidade de São Paulo (Unicid) e também será aberto à população.
Haverá plantões no campus Tatuapé da universidade das 10h às 14h de amanhã e das 18h às 22h nos dias 4 e 5 de maio. Os interessados precisam ter entre 18 e 54 anos, além de apresentar bom estado de saúde. Não existe critério de peso nem é necessário estar em jejum.
Nas ultimas semanas, os alunos da Unicid participaram de palestras informativas, com relatos de familiares e pessoas que foram beneficiadas pela doação de medula óssea. As apresentações tiveram o objetivo de sensibilizar os alunos a aderirem à campanha.
O cadastro é simples e consiste na coleta de sangue, bem como o preenchimento de um questionário com informações sobre saúde e dados pessoais do doador, como endereço e telefone.
         O diretor do Leonor Mendes de Barros, Corintio Mariani Neto, explica que o processo de doação e transplante de medula é rápido e indolor. “As pessoas não sabem que não é necessário permanecer internado para realizar o procedimento. Um simples cateter extrai a medula da bacia e pouco tempo depois já é injetado no paciente receptor. Um gesto simples que pode salvar vidas”, explica.
Além do hospital Leonor Mendes de Barros, a campanha também conta com a participação da Associação de Medula Óssea, do Centro Acadêmico de Medicina da Universidade da Cidade de São Paulo e da Associação DeMolay Alumni do Estado de São Paulo.


Local:
Universidade Cidade de S. Paulo
Rua Cesário Galeno, 475, Tatuapé (Estação Carrão do Metrô)
Tel.: 11 - 2178 1212 - www.unicid.br


Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3066-8701 / 8702/ 8064

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dia das Mães no Leonor



Oficina de Artes

De 03 a 05/5/2011
Local: Ambulatório
Horários:
03/5 (terça-feira)
17h00 às 20h00
04/5 (quarta-feira)
10h00 às 12h00 – 17h00 às 20h00
05/5 (quinta-feira)
10h00 às 12h00




Obs.: O material utilizado será oferecido pelo Grêmio Recreativo e Beneficente do HMLMB
Inscrições Gratuitas
Informações: 2292- 4188 – ramal 240
Organização
Comunicação Institucional
Seção de Desenvolvimento de Recursos Humanos/SRH
Seção de Psicologia/DAT

05/5/2011

Apresentação do TOP MATERNAL

“Um momento especial”

Venha conhecer essa idéia!

10h00


Anfiteatro HMLMB

Informações: 2292-4188 ramal 240

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Campanha de Vacinação contra a Gripe - 2011 - Começa dia 25 de Abril


Vacina contra gripe será estendida a gestantes e menores de 2 anos.Vacina vai imunizar contra a gripe comum e o vírus H1N1.Ministério da Saúde quer vacinar quase 19 milhões de pessoas.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe que será realizada este ano irá incluir dois novos grupos para imunização: crianças entre seis meses e dois anos de idade, lém de gestantes. A campanha devacinação contra a gripe será realizada entre os dias 25 de abril e 13 de maio.
Este ano, quem tomar a dose estará imunizado contra o vírus da gripe comum e contra ovírus da gripe H1N1. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% das 23,7 milhões de pessoas estimadas – cerca de 19 milhões de pessoas.”Estamos ampliando em dois grupos este ano. As gestantes podem ser vacinadas em qualquer momento da gestação e [também] as crianças de seis meses a dois anos.
 É preciso que as pessoas se sensibilizem para procurar os postos nestes dias de campanha”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao anunciar o lançamento da campanha, nesta a vacina é gratuita e será distribuída aos postos de saúde dos municípios pelo ministério. No dia 30 de abril, uma campanha nacional será realizada, a fim de mobilizar as pessoas para a necessidade de imunização. Este ano, o ministério da Saúde adquiriu 33 milhões de doses da vacina.
“Este ano, a vacina protege contra os dois vírus. Ao tomar esta vacina, a pessoa vai estar se protegendo contra os vírus mais comuns da gripe, que também é o H1N1”, disse o ministro.
Segundo o secretário nacional de Vigilância Sanitária, Jarbas Barbosa, a única restrição à vacina são para as pessoas que têm alergia a ovo. Idosos com mais de 70 anos estão incluídos em um grupo considerado vulnerável para a doença, e há um reforço do ministério para que eles não deixem de comparecer aos postos para tomar a dose de imunização. “75% das infecções respiratórias acontecem relacionadas com o vírus influência”, disse o ministro.
As crianças e gestantes também deverão receber atenção especial para realizarem a vacina. “ A vacina não tem nenhuma possibilidade de gerar problemas para a gestação. E vamos vacinar as crianças. Temos muitas evidencias [de casos] neste grupo de crianças”, disse Barbosa.
Fonte: G1
Por: Iara Lemos
No Hospital Leonor a campanha será realizada para os funcionários de 25/ 4 a 13/5 das 07h30 às 10h00 e das 15h00 às 20hs, na Sala de Vacina - 2º andar  - Prédio Hospitalar.
Informações : 2292-4188 - ramal 258

1ª Edição da Hora do CHA

Psicóloga Marisa Hatsue Shimizu - Supervisora do Programa de Aprimoramento Profissional do HMLMB
No dia 13/abril tivemos o primeiro encontro da Hora do CHA.
A proposta visa ampliar CONHECIMENTOS, despertar HABILIDADES e rever ATITUDES. 
Pensamos em focar o SUS neste inicio de projeto; a partir do filme SICKO propusemos uma discussão. 
Profissionais de vários segmentos de formação e de diversas áreas do hospital participaram do debate, que teve como facilitadora a psicóloga Marisa Hatsue Shimizu. 
Questões interessantes surgiram, tais como: não imaginavam a diversidade de modelos de sistemas de saúde, como um profissional da saúde pode contribuir em defesa do SUS, dentre outras.
Tudo isso regado a chá, café e pipoca. Para o próximo encontro (11/maio) estamos preparando uma discussão em torno do conceito de doença e saúde e, dos seus determinantes. Até lá!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Voluntariado do Hospital Leonor encanta Dona Lu Alckmin

O Hospital Leonor teve a honra de receber na última 5ª feira (31/3) a visita da Presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo - Sra. Lu Alckmin.
Recepcionada pelo diretor, Prof. Dr. Corintio Mariani Neto, após assistir a apresentação dos trabalhos sociais realizados pela Associação de Voluntários do HMLMB - VOMAT - proferida pela Sra. Zuleika Olivieri - presidente da associação, Dona Lu Alckmin visitou a UTI Neonatal e ficou comovida com os recém-nascidos internados na unidade. Na sequência foi conhecer o Cantinho da Beleza , um pequeno salão de beleza administrado pelo VOMAT que atende, gratuitamente, as pacientes desde a internação até o momento da alta hospitalar . No mesmo andar visitou o Espaço da Oração destinado a eventos religiosos e momentos de reflexão para pacientes e acompanhantes. O último local a ser visitado foram as instalações do VOMAT, onde Sra. Lu teve a oportunidade de conhecer os trabalhos artesanais confeccionados pelas voluntárias. Todos ficaram encantados com a simpatia de Dona Lu. Houve troca de presentes, muito carinho e muito afeto. Fica registrado o convite feito pela Sra. Zuleika para que Dona Lu nos honre com sua presença em agosto, nas comemorações do 10º aniversário do voluntariado no Leonor.

Imagens: Rita D'Ambrosio








quarta-feira, 30 de março de 2011

Veja também imagens da visita do Governador Geraldo Alckmin ao Hospital Leonor em 17/02/2011


Em 17 de fevereiro de 2011 o Hospital Leonor foi escolhido para o anúncio da Queda do Índice de Mortalidade Perinatal no Estado de São Paulo.
Nesta oportunidade o governador Geraldo Alckmin visitou as instalações da instituição e anunciou a criação de um novo ambulatório. Confira as imagens da visita. Clique aqui


SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Rede de Informação e Conhecimento


Desde meados de 2010 a biblioteca do HMLMB vem participando do projeto Gestão da informação e conhecimento Técnico Científico.

Acesse a página e contribua enviando seus trabalhos para a biblioteca.

Para saber mais clique aqui.

segunda-feira, 28 de março de 2011

A mulher do Século XXI






Com um público de aproximadamente 100 participantes, foi realizado no Anfiteatro do Hospital Leonor em 24/3, evento em homenagem as mulheres sobre o tema "A mulher do século XXI". Após a abertura feita pela Enfa. Denise Natal - Diretora Técnica de Divisão de Enfermagem - representando a diretoria da casa, a palestrante Profa. Dra. Rosemeire Sartori de Albuquerque traçou um panorama sobre a evolução da mulher e destacou tópicos importantes como:
  • a mulher no mercado de trabalho
  • a mulher na educação
  • a mulher no casamento
  • violência doméstica
  • mulheres e religiosidade
  • mulheres e fatos notáveis em seu tempo citando personalidades como Cora Coralina, Zilda Arns e a nossa primeira presidente Dilma Roussef entre outras.
Ao final houveram declamação de poesia, sorteios e mensagens parabenizando todas as mulheres.

Confira as imagens do evento - Fotos: Rita D'Ambrozio



Nossos agradecimentos à equipe que não mediu esforços para a realização do evento.

Silmara Cardoso - SRH
Márcia Toyoko Tanaka - SRH
Maria Joselma Lima Freitas - SRH
Rita D'Ambrozio - GTAH
Maria da Conceição (Bia) França - DTDS

José Roberto Alves - Comunicação Institucional
Juliano Pires - ATD

segunda-feira, 21 de março de 2011

Hospital Leonor recebe Voto de Júbilo e Congratulações da Câmara Municipal de São Paulo

Por iniciativa do vereador Gilberto Natalini o Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros recebeu voto de júbilo e congratulações em sessão realizada em 24 de fevereiro de 2011 na Câmara Municipal de São Paulo pela queda do índice de mortalidade perinatal.
Reproduzimos cópia da RDS 0154/2011, clique aqui.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Palestra: A mulher do século XXI e Mutirão de Papanicolaou



Para homenagear as mulheres, neste mês, o Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros estará promovendo dois eventos :

1. Dia 24/3 às 10h00 - Palestra" A mulher do século XXI" com a Profa.Dra. Rosemeire Sartori de Albuquerque (EACH-USP/HMLMB/ABENFO) - no Anfiteatro

2. Dia 26/3 das 08h00 às 13h00 - Mutirão de Papanicolaou - no Ambulatório

Maiores informações: 2292-4188 ramal 240

Participe!!!



quinta-feira, 10 de março de 2011


A nutricionista Clarice Assaeda Morishita do Serviço de Nutrição e Dietética compareceu ao lançamento do livro Comida que cuida 1 - da Sanofi-Aventis representando o Hospital Leonor. Confira as informações na página da Divisão de Apoio Técnico. Clique aqui



REUNIÕES CIENTÍFICAS - MARÇO 2011

sexta-feira, 4 de março de 2011

PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL DO HMLMB
APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS - TURMA 2010

Após um ano de trabalho, empenho e dedicação os aprimorandos 2010 apresentaram em 03/3/2011 as monografias sobre os seguintes temas:


Avaliação social de puérperas usuárias de drogas ilícitas e as consequencias para maternagem - Liliane Dias Orphão - Aprimoranda de Serviço Social

Maternidade ameaçada: compreensões acerca de gestantes usuárias de drogas -
Márcia Gonçalves Lima - Aprimoranda de Psicologia

Incidência de principais fatores de risco associados à displasia bronco pulmonar
Anelise da Costa Santos - Aprimoranda de Fisioterapia

Sistematização da assistência de enfermagem - uma revisão de conceitos para o desenvolvimento da enfermagem
Camila Nogueira Rodrigues - Aprimoranda de Enfermagem

A importância da palavra para o psiquismo do bebê
Valéria Pinhatari N. Peres - Aprimoranda de Psicologia

Comportamento urinário em primiparturientes de um Centro de Parto Normal público da cidade de São Paulo
Nathália de Lira Maia - Aprimoranda de Enfermagem

Programa de detecção e prevenção precoce dos hábitos orais deletérios em recém-nascidos pré termo
Janete P. Macedo Alves - Aprimoranda de Fonoaudiologia

Pai não é visita. O papel do acompanhante na sala de parto
Caroline de Oliveira Ferreira - Aprimoranda de Enfermagem

Ao término dos trabalhos o ambiente foi tomado por um clima que misturava descontração, confraternização e principalmente muita emoção.

Além dos temas apresentados, as mensagens de agradecimentos e o acolhimento à turma 2011 deixaram marcada a presença desta turma na história do Hospital Leonor.

Registramos aqui o nosso carinho, agradecimento e o desejo de muito sucesso na carreira de cada um de vocês.

Nossas portas estarão sempre abertas!

Abaixo imagens do evento - por: Diego de Oliveira/ José Roberto Alves

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Visita do Governador Geraldo Alckmin ao Hospital Leonor

TRECHO DA MATÉRIA PUBLICADA NO PORTAL GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Qui, 17/02/11 - 09h00

Alckmin anuncia queda histórica no índice de mortalidade perinatal

Governador também faz visita à Maternidade Leonor Mendes de Barros, na zona leste da capital

Milton Michida


O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira, 17, o índice de mortalidade perinatal do Estado, que chegou ao nível mais baixo da história. É o que aponta o mais recente balanço da Secretaria da Saúde, produzido em parceria com a Fundação Seade.


Segundo o novo boletim, a taxa de mortalidade perinatal, que se refere aos óbitos fetais a partir da 22ª semana de gestação até sete dias completos após o nascimento caiu 25% em 10 anos no Estado. O índice, que era de 18,5 por mil nascidos vivos e nascidos mortos no ano 2000, passou para 13,8 em 2009. Isto significa uma vida salva a cada quatro gestações ou nascimento, na comparação com o início da década, ou 4,7 mil vidas salvas neste período.

"Viemos anunciar aqui no Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, aqui na zona leste, no Belém, onde nasce uma criança por hora e é um hospital de gravidez de alto risco também. Nós estamos hoje numa pole position que nos alegra muito, junto com Santa Catarina, (temos) os menores índices de mortalidade perinatal do Brasil. Isso foi feito com muito trabalho junto às gestantes. São Paulo tem sete consultas de pré-natal, atendimento à mãe, ao parto, UTI neonatal, atendimentos ao neonato", declarou Alckmin, enumerando algumas das ações desenvolvidas pelo Estado para atingir o patamar histórico.

PARA VER A MATÉRIA COMPLETA ACESSE O LINK PORTAL DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO NESTE BLOG

Abaixo fotos da visita - Imagens: Rita D'ambrozio